Muitos anos, antes da internet e outros avanços tecnológicos pessoas já observavam ônibus,colecionavam materiais diversos fotografavam e montavam planilha de frota das empresas.
Depois com cada vez mais pessoas acessando a internet foi descoberto o termo busólogo e assim várias pessoas passaram a adotá lo.
Com o barateamento das câmeras digitais esse exercito aumentou em proporções assustadoras.
Hoje em dia é muito fácil encontra-lós em comunidades e listas de discussão trazendo e buscando informações.
Existem vários tipos de busólogos:
O de cadeira:
Aquele que passa o dia inteiro na frente do PC catando fotos na internet e salvando em seu PC e participando de listas e fóruns de discussão.
O militante:
Não sai de casa sem sua câmera.Deixa de comer para gastar com passagem de ônibus a fim de correr atrás de novidades.
O pavão:
Ele é o mestre! Quer saber mais que todos e sempre que posta uma foto ou informação quer que todos comentem e batam palmas pra ele!
O inseguro:
Só anda em bando,porque tem medo de fotografar sozinho.Juntam-se dezenas deles nos mesmos lugares e batem as mesmas fotos dos mesmos ônibus.
Hoje, passados mais de 5 anos da aquisição do meu primeiro PC tenho um pequeno círculo de amizade, é pequeno mais seleto, com pessoas que frequentam
a minha casa e conhecem minha família. O nosso grupo cada vez mais repudia o rótulo "busólogo" por estar associado com as descrições acima citadas.
Estamos em uma fase de amadurecimento , selecionando melhor nossas amizades e cada vez mais tentando escapar do convencional.Por isso caros amigos não nos chamem de busólogos e sim de COLECIONADORES E PESQUISADORES!
Nossas viagens passaram a ser de avião devido a grande concorrência entre as cias aéreas. Quando são viagens curtas do tipo bate-e-volta em torno de 500km) usamos o carro, pois mesmo sendo fãs de ônibus o automóvel nos dá mais mobilidade pois com eles podemos percorrer distâncias maiores a um custo menor e assim procurar desmanches, garagens e ferros velhos ferrovelhos a beira das estradas .
Tão importante quanto registrar o ônibus em foto é registrar o cenário em torno dele. A arquitetura, o clima, a vegetação,moda,publicidade e todos elementos que compõem um cenário perfeito.
Assim como os ônibus as cidades mudam , evoluem ou se degradam.Nosso trabalho não se limita apenas ao ônibus .Quem não gosta de ver aquelas fotos antigas onde aparecem cortes de cabelo e roupas de outras épocas além de outdors antigos e fachadas de lojas que não existem mais ou até logtipos antigos de marcas famosas?
Realizamos com frequência churrascos e outros tipos de confraternizações onde geralmente discutimos diversos assuntos e as vezes nem falamos de ônibus.
Dessa forma estamos evoluindo cada vez se relacionando com pessoas mais civilizadas e obtendo informações mais concretas e obtendo materiais tais como fotos, revistas e até mesmo peças de carrocerias de ônibus o que para nós tem um enorme valor sentimental.
Mas tudo isso sem deixar de lado o nosso hobby, que não tem fins lucrativos ,pois quando pensarmos em ganhar dinheiro com o hobby ele deixará de ser hobby.
Hoje,vários de nós trabalham em empresas de transporte,mas trabalho é uma coisa, hobby é outra.
Sempre com humildade ,mas sem precisar se humilhar ou rastejar seguimos o rumo das nossas vidas e do nosso hobby.infelizmente os meios de comunicação sempre usam termos inadequados para se referirem a nós tais como "loucos por ônibus".Bom tem coisa mais esquisita e nem por isso saímos jogando pedras em quem coleciona carteiras de cigarro vazias e tampinhas de garrafas .
Louco é pedófilo, piromaníaco ou ladrão de calcinhas em varal!
Estaremos aqui no Portobus Blog sempre atentos as novidades e a fim de fazer novas amizades.
Atenciosamente:
Carlos Eduardo Quequeto
Colecionador e Pesquisador sobre o assunto ÔNIBUS