segunda-feira, 27 de abril de 2009

Feliz Aniversário

Passe-Livre de Porto Alegre completa 18 anos

Por DudaQQTO
Colaboração Rainer Abreu

Na próxima sexta dia 1º de maio o "PASSE-LIVRE" completará 18 anos de existência.
O passe-livre foi criado por um decreto municipal do então prefeito Olívio Dutra no primeiro mandato da Frente Popular em Porto Alegre.

A administração Olívio no seu inicio foi marcada por várias turbulências envolvendo a prefeitura e as empresas concessionárias do serviço,sendo marcada pelas intervenções e pela "encampação " da SOPAL (desfeita em 1992).Mas isso é um assunto para mais tarde.Agora vamos falar do passe-livre.
(atendendo a pedidos a a foto de Olívio foi colocada a esquerda)
Segundo a lei,no último domingo de cada mês não haveria a cobrança de passagem nos ônibus da capital dando a oportunidade principalmente a população de baixa renda poder usufruir do sistema de transporte para passear sem custo algum .

Na realidade o que se viu na época e se vê até hoje é um numero cada vez menor de familias e sim "bondes" e "gangues" de marginais que aproveitam o passe-livre para promover atos de vandalismo,assaltos e arrastões .



O passe-livre se tornou mais flexível e passou a contemplar os dias de multivacinação e eleições (essa data sim, apenas ela deveria continuar sendo passe-livre).
A experiência de Porto Alegre foi copiada por diversas outras cidade onde o PT passou pelo governo.
O gupo de Hip Hop DA GUEDES fez até uma música sobre o PASSE-LIVRE:
MUITO APERTO SÓ OS MUITO LOCO BANZO DE GRAÇA, Ó!? QUE SUFOCO SEI QUE É NÓS NA FITA O COLETIVO HOJE É DO POVO LÁ DE CIMA DESCE O MORRO, VEM LOTADO É BICHO SOLTO...


O conselho municipal de transportes urbanos discute opções para o fim ou outra maneira de conceder o passe-livre. A verdade é que desde sua implantação o passe-livre tem se descaracterizado do propósito para o qual foi criado e muitas vezes a data tem se coincidido para dias de jogo da dupla Gre-Nal,ou até mesmo para domingo de grenal,festa da Rádio Farroupilha,Jornal Diário Gaúcho ou até mesmo outros eventos populares que se realizem em Porto Alegre.
Surgem politicos demagogos com a proposta de passe-livre as segundas feiras para os desempregados,mas como isto seria controlado? O desempregado apresentaria a carteira de
trabalho sem assinatura ao cobrador?Fala sério!!!
A tarifa de Porto Alegre já é muito cara por conta de subsídios concedidos a uma maioria (que deveria ser a minoria).
Mas ao mesmo tempo os usuários do passe-livre sentem-se confusos,pois o fim do passe-livre se contrastaria com a farra das viagens aéreas dos deputados federais.Quer dizer,para uma parte da população pobre se corta a vantagem de andar de ônibus sem pagar,mas os politicos,na sua
grande e imensa maioria continuam usufruindo do transporte aéreo e outras mamatas previstas em lei.
Uma alternativa ao passe-livre seria o exemplo de Curitiba, a capital do Paraná que aos domingos cobra a tarifa a um real.


Como são várias as propostas de alternativas ao fim do passe-livre nenhuma delas poderia ser avaliada sem antes ser colocada em prática,tanto na parte de viabilidade econômica quanto no que se diz respeito a segurança pública ,uma vez que grandes aglomerados humanos sempre exigem mais atenção por parte dos órgãos de segurança pública.
Como a decisão será política e não técnica com certeza os vereadores de Porto Alegre não se arriscarão a votar contra o final do passe-livre.


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Até que enfim!

Sman realiza poda em galhos de palmeiras do corredor Farrapos
Por Duda QQTO:
Atendendo a solicitações feitas pelo CONORTE por conta de inúmeras reclamações por parte de seus motoristas a Secretaria Municipal do Meio Ambiente começou a realizar a poda dos galhos das Palmeiras Reais do corredor Farrapos.

Clique nas fotos para ampliar


Os galhos secos colidiam-se com espelhos retrovisores e ventarolas causando avarias não só nos carros do Conorte como em todas as empresas que utilizam o corredor.Não somos contra a arborização dos corredores de ônibus,pelo contrário achamos que a prefeitura além de arborizar deveria CONSERVAR o que já existe!
O risco de colisão dos galhos era constante, e piorava em dias de chuva quando os galhos,por estarem molhados ficavam mais pesados.Vários ônibus tiveram lente do espelho retrovisor e
ventarola quebradas por causa disso.



Um belo exemplo de arborização é o corredor da Osvaldo Aranha,mas as palmeiras de lá foram plantadas há uns 80 anos e mesmo assim motoristas são surpreendidos por galhos se desprendendo do alto das palmeiras.


Em outra ocasião comentaremos ainda a falta de vegetação nas ilhas e canteiro central da Avenida Assis Brasil,principalmente no canteiro central entre as estações Cristo Redentor e Centro Comercial que há uns 12 anos foram totalmente reformadas em suas coberturas e pavimento e até agora dois enormes canteiros não foram aproveitados,principalmente o canteiro da estação Centro Comercial.Mas como é de costume em Porto Alegre dificilmente o poder público leva uma coisa adiante e uma parte da população não tem respeito algum pelo patrimônio público .

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Final da Linha

TRISTE FIM DE UM GUERREIRO
Por Duda QQTO:
Na tarde do dia 14/04/2009 em uma saga em busca das fotos perfeitas na cidade de Canoas,região metropolitada de Porto Alegre eu, Duda Quequeto acompanhado do amigo Sandro Garcia (GarciaBus) percebemos que havia um Gigante ícone das estradas brasileiras sendo "desossado" em um ferro velho as margens da BR116 esquina coma avenida Boqueirão.
Tratava-se de um Marcopolo II Scania B110 fabricado no ano de 1969.
clique nas fotos para ampliar

Depois de conversar com o dono do ferro velho que se demonstrou disposto a nós permitir a visita ao "fóssil" e uma posterior autorização para fotografar-mos nos deparamos com a cena .O carro sendo desmanchado em peças e segundo o dono do ferro-velho apenas as peças de chassi e motor (Caixa,diferencial,cardã eixo e motor) seriam reaproveitadas,pois a parte da carroceria seria vendida a peso de sucata.Imponente e potente motor do Scania B110 ano 1969 com seus 6 cilindros . Agora sendo retirado do chassi já sem a tampa dos cilindros.
Ainda fotografamos o interior do veiculo em adiantado estado de decomposição o que pelo limo ,poeira e até por mato crescendo dentro denuncia que o veículo já foi desativado a um bom tempo(Segundo o que consta no site do detran seu último licenciamento foi no ano de 2000).
O veículo ainda conserva uma plaqueta de identificação da Marcopolo que segundo o dono do ferro-velho está a venda pela bagatela de R$10,00


Em seu letreiro estava escrito "REQUINTE" fato que além de existir uma porta na sua traseira direita denuncia que sua última aplicação foi servir a banda de mesmo nome .
Estaremos sempre atentos a viagens arqueobusófilas,procurando os gigantes das estradas e das cidades.Independente de seu estado de conservação,sempre terão espaço aqui em nosso blog.

Matéria elaborada com a colaboração de Sandro Garcia de Jesus- GarciaBus.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Compensações 2009

TEM UNIBUS NO T10!clique na foto para ampliar


Desde segunda feira dia 13/04/2009 por conta de compensações de quilômetragem a Carris deixou de operar a linha T10 Triângulo/Campus da Ufrgs.
A linha passa a ser operada pelo consórcio Unibus contando com carros da VAP e da Sudeste.
Os horários de operação da linha e itinerários permanecem os mesmos.
Além da T10 o Unibus ganhou duas tabelas (rendição) na linha 620 Iguatemi Vila-Jardim a ser operada com o carro 4320. O restante das tabelas da linha 620 continua sendo operada pelo Conorte (Nortran).
clique na foto para ampliar

Na manhã do dia 13/04 ainda constavam horários e itinerários da linha no site da Cia.Carris,Já no site do Unibus a linha aparece sob o código T10.1 e seu nome ficou Triângulo Antônio de Carvalho.Já os horários e itinerários não constam no site do consórcio Unibus,apenas nome e código da linha ,e a linha 620 Iguatemi-Vila jardim também consta na relação de linhas do site do Unibus,mas sem informações referentes a horários e itinerário.

Articulados com inclusão social

Sogil apresenta primeiros articulados APD da região metropolitanaclique na foto para ampliar
A Sociedade de ônibus Gigante Ltda-Sogil colocou em operação quatro veículos articulados equipados com elevador para cadeirantes para operar nas linhas que ligam Gravataí a Porto Alegre.
Os veículos com chassi Mercedes Benz OF1722M,motor OM924LA de 217cv,carroceria Marcopolo Viale ainda contam com itinerários Dimelthoz de leds brancos.
No estado do Rio Grande do Sul só se tem noticia de que a Visate,empresa que realiza o transporte urbano de Caxias do Sul,na serra gaúcha tenha a mesma configuração de a
rticulados APD's.Nem mesmo a Cia Carris portoalegrense que conta com articulados desde 1995 e sempre (aparentemente) se demonstrava preocupada com acessibilidade universal e inclusão social em nenhuma oportunidade adquiriu articulados adaptados a portadores de necessidades especiais.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tem novidade na parada!

Navegantes apresenta o Mercedes Benz OH1622L
por Duda QQTO:


Depois de muita espera por conta do grande número de encomendas a Marcopolo entrega encarroçado o primeiro OH1622L da cidade de Porto Alegre.
Ele será incorporado a frota da Navegantes em substituição ao Neobus Mega Evolution OH1621LE APD ano 1999.
Encarroçado com Marcopolo Viale o veículo se enquadra nas novas regras de acessibilidade tátil e visual.
Dotado de 3 portas,sendo uma com elevador para cadeirantes e 31 lugares sentados o veículo ainda conta com sistema de bloqueio de acelerador caso tente rodar com as portas abertas e também não pode dar a iginição caso as portas estejam abertas.
Na parte dos itinerários a Navegantes segue fiel a Dimelthoz sendo a empresa pioneira em Porto Alegre a usar os itinerários da marca de Caxias do Sul. clique nas fotos para ampliar
Os itinerários seguem a tendência pioneira adotada pela empresa em usar leds brancos e no letreiro principal código de linha verde e texto branco.


O chassi dele é dotado de suspensão a ar reforçada para poder aguentar a "buraqueira" e o calçamento irregular da nossa cidade.Além disso corrige-se um dos principais defeitos do OH1518 a suspenão a feiches de molas.


clique nas fotos para ampliar
O carro ainda é curto em relação ao seu antecessor o OH1621LE .Tem cara de ser um OH1518.
O modelo é equipado com o motor OM924LA o mesmo que equipa o OF1722M ,porém com cerca de 210hp . Se futuramente a Mercedes Benz lançar versões um pouco mais longas aí sim será o substituto ideal do bom e velho OH1621LE.



Agradecimentos especias a diretoria da empresa Navegantes e a gerência de manutenção que sempre abrem as portas da empresa para nos mostrarem as novidades em termos de renovação de frota.